terça-feira, 23 de novembro de 2010

"Momento culinária"

Oi pessoas

Façam pro jantar, é fácil, rápido, gostoso e ligth.

Salada de berinjela

Você precisará de:
Berinjelas (eu usei 4)
Sal sem miséria (usei bastante)
Pimentões (usei um de cada cor)
Cebolas (usei 2)

Para temperar:
Azeite bom (usei no máximo 3 colheres pra receita toda)
Salsa e alho desidratados (usei meio pacotinho)
Sal ou tempero pronto de sachê (usei um Sazon salada, um para legumes)
Açúcar (usei uma pitada)  

Apetrechos:
Um escorredor de macarrão e uma bacia (usei de inôx)
Uma faca afiada (usei a mais afiada e claro, cortei o dedo e a unha)
Uma tábua ou o mármore da pia para cortar os legumes (usei a pia)  
E TEMPO - gastei 1 hora no preparo. Mais 1 hora de descanso e mais uns 20 minutos de fogo.


Preparo:
Lave bem as mãos, lave as berinjelas, os pimentões, descasque a cebola e corte tudo.
As berinjelas, cortei em fatias (no comprimento) o mais fino possível e depois, cada fatia cortei em tirinhas beeeeem fininhas. Dá trabalho mas vale a pena.
Conforme fui cortando, acrescentei sal e fui deixando no escorredor.
Termine de cortar tudo (gastei 40 minutos nas 4 berinjelas) e jogue sal, sem dó.
O sal irá "cozinhar" a berinjela.
Vai soltar aquela água escura e a berinjela deve ficar "cozida" em uma hora. Pra acelerar o processo, vá mexendo de vez em quando. E não esqueça, bastante sal (meio saquinho tá bom).
Depois de uma hora, lave as berinjelas que deverão ficar transparentes.
Lave sem dó, sem pensar na conta de água do próximo mês.
Retire todo o sal, esprema bastante e lave mais.
Feito isso, esprema  e coloque toda a berinjela (que reduziu bastante) num pano limpinho (usei um pano de prato de algodão que uso só pra esse fim).
Torça até sair todo o líquido. Abra o pano e separe os fios de berinjela, que estarão todos enrolados uns nos outros. Parece um novelo.
Coloque numa panela grande, azeite e deixe esquentar.
Jogue as cebolas cortadas no comprimento (fatias finas), deixe dar uma fritada, sem mexer muito.
Depois jogue os pimentões (sem água) e deixe fazer o mesmo.
Devem ficar fritos e não cozidos. Ficam meio durinhos.
Depois jogue os fios de berinjela na panela aos poucos e não mexa muito pra não juntar líquido.
Deixe até perceber que tudo ficou misturado (uns 10 minutos) e bem frito.
Antes de desligar, tempere com o sal ou sázon e açúcar.
Se quiser, coloque mais azeite. Na minha receita, as 3 colheres foram suficientes.
E tá pronto.

Pode comer quente, frio, puro, com arroz, com pão, do jeito que preferir.
Experimentem.
Depois me contem se gostaram.
BEIJOS.

NOTA: Esta receita é uma adaptação de uma que encontrei na internet a muito tempo. Não lembro onde foi, por isso não posso colocar... mas de qualquer forma, como trata-se de uma adaptação (mudei o modo de fazer e acrescentei ingredientes), a receita agora é minha né? Ou seria "meio minha"??
Vai que aparece alguém pra dizer que eu roubei a receita, rsrs, pq tá virando moda isso né?
É neguim entrando nos blogs pra ofender, criticar.
Elogiar que é bom nada né?

Vamos "se ligar" POVO.
Beijosss.

4 comentários:

Dani disse...

Oi amiga! AMO tudo que vai berinjela... adorei a receita! Obrigada pela visita! Com certeza estarei sempre aqui... Preciso recuperar esse tempo perdido, mas sinto que estou tão esgotada que até a RA me dá preguiça... Beijinhossssssss

Marilia disse...

Hummmm....beringela é muuuito bom, e vc ainda escreve como se estivesse comendo...dá até agua na boca!
Tava com saudade d'ocê....
Vc já está 100%?? Se recuperou total?eu espero que sim...
beijos minha flor e obrigada pela força sempre.

Dani disse...

Olá querida

Obrigada pela visitinha carinhosa

Gostei muito viu?
Realmente a blogosfera tá cheia de ghente invejosa, isso chega assustar de verdade..Mas deus é mais não é mesmo?

Eu gostei muito da receitinha, farei com certeza

bjinhus

Mary disse...

Ah, vou fazer certamente! Só vou reduzir a receita pra uma pessoa só porque meus parceiros (irmaõ e namorado) não gostam de berinjela. Eu AMO!!!
Beijo grande, muié... e vamo que vamo nessa nossa vida de mulher guerreira!
=)

PS: Momento revoltinha:
às pessoas que não tem o que fazer e enchem a nossa paciência nos nossos blogs: olhem-se no espelho e se perguntem pela coragem de tomar uma atitude perante o que estão vendo! Se fossem auto-suficientes, não perturbariam ninguém.

Progresso

NeoCounter