sexta-feira, 31 de julho de 2009

Com ou sem glúten?????????


Com ou sem glúten ?

Há tempos que médicos e nutricionistas sabem que o glúten, uma substância encontrada no trigo, na cevada e na aveia, transforma-se numa.espécie de cola ao chegar no intestino e gruda nas paredes intestinais, provocando, aos poucos, saturação do aparelho digestivo, o aumento da gordura visceral (na região do abdômen), dores articulares, alergias cutâneas, enxaqueca e depressão.
O perigo se agravou devido ao consumo excessivo de pães, biscoitos, macarrão, bolos. Até alguns queijos e embutidos contêm o agora maldito glúten. Os resultados já aparecem nos consultórios de nutrólogos, alergistas
e nutricionistas: obesidade, síndrome de resistência à insulina, deficiência de cálcio (o trigo vem sempre adicionado de açúcar), alergias, diarréias, doenças auto-imunes.

Bem, esse texto eu encontrei num site e em vários outros artigos li a mesma coisa.

E o que mais me assustou foi essa parte onde diz que o glúten vira uma espécie de cola...

Vejo muito nas embalagens: contém glúten, não contém glúten e na verdade nunca havia parado pra pesquisar mais a fundo do que se tratava.

Agora fiquei com medo!

Coincidência ou não, faz duas semanas que aboli algumas coisas do meu cardápio, entre elas o pão, macarrão e arroz. Bolachas, bolos e afins também.

E coincidência ou não, algumas coisas já mudaram e pra melhor.

Mas parece que o arroz não contém glúten... tá vendo? Isso causa dúvidas...

Sempre fui muito ressecada. Das que ficavam até 4 dias sem evacuar e isso sempre me incomodou muito.

Agora, vou ao banheiro todos os dias e até 3 vezes.

Sinto a pele visivelmente mais limpa também.

Até o hálito muda, acreditem!


Lembro que quando estava consumindo as coisas que aboli, sentia a língua grossa e corria escovar tudo. Agora não. A língua fica limpa, a boca parece normal.

Notei também (e o marido também notou) que minha barriga diminuiu, assim como as coxas e a bunda!!!!

Não muito, mas dá pra notar nas roupas.

O peso ainda não sei se baixou, mas quando pesar venho contar pra vcs.

Estou menstruando e nessa época eu fujo da balança, hehe.

O que eu queria mesmo é saber mais como funciona a parada sem glúten.

Por exemplo: pães.

Sei que não agüentarei viver pra sempre sem pão.

Então, quais as opções??

Existe farinha de trigo sem glúten?

O que substitui?

Se alguém puder me auxiliar, ficarei grata.

Por aqui as coisas seguem normais.

Muito trabalho, alimentação controladíssima, exercícios no simulador e caminhadas zero!

Isso mesmo... Agora trabalho de carro e caminhadas estão temporariamente suspensas.

Comprei outro carro. Muito melhor que o outro.


Tudo está se ajeitando e 12 dias conseguindo cumprir o que estabeleci está me fazendo muito bem!!!

Das outras vezes em que me meti a fazer uma dieta pré estabelecida, nunca consegui cumprir 100%. Tinha sempre algum desvio no meio do caminho.

Agora estou satisfeita. 12 dias sem me desviar e olha que as tentações são muitas...

Vez ou outra tem um doce na minha mesa, um chocolate, um refrigerante...

Faço como a Musa me ensinou: pego tudo e distribuo. Levo tudo pra casa e dou pros filhos, já que não estou comprando nada disso pra deixar na dispensa.

É, esqueci de falar... combinamos que bolachas, salgadinhos e porcarias que só engordam e fazem mal não entrarão mais em casa. Ou entrarão com menos freqüência.

Estamos numa fase mais natureba e ninguém reclamou.

Nem meu filho, que adoooora um pacote de bolachas.

O negócio dele agora é pão na torradeira com requeijão, pão na chapa e por aí vai.

Então, esses doces que aparecem na minha mesa, eles comem e como são poucos não fazem tão mal.

Sei que não posso cortar tudo assim, de uma hora pra outra.

Por isso que queria opções...

Se existir um pão sem glúten, vou substituir pelo pão francês normal e pelo de forma que tem farinha, entenderam?

Hoje fui a mercado e na prateleira dos achocolatados fui conferir tudo.

Nescau contém glúten. Trouxe outra marca que não tem.

Comprei pão de forma normal, que certamente vai virar torrada, e por aí vai.

E assim vou seguindo... caso alguém tenha dicas pra dar, aceito.

E quando eu souber mais sobre o assunto, venho contar.

Beijos e bom final de semana.

Tomara que faça sol, pq não agüento mais esse frio!!!!!

Fuiii.

P.S : Segunda eu coloco o peso aqui. Ainda que seja o mesmo de tempos atrás, hehe.

5 comentários:

karlinha™ disse...

Olá amiga...
Vamos as ajudas.
O pão sem glutem é ruim.... eu não gostei, fica borracudo toda vida.
Mas... nem tudo está perdido.
Pão de queijo não contém glutén.
É só ler as embalagens no mercado.
O Nescau não contém glutém... o pronto não mesmo. Eles alegam que é mais fácil colocar no rótulo que contém e aí não sofrer nenhum processo caso algum celíaco passe mal.
Tem comunidades no orkut de "sem gluten" que são muito legais.
Onde vc mora?
Nas lojas do "Mundo Verde" vc acha muitas coisas... caras, mas acha.
Dependendo de onde vc morar pode existir outras lojas.
No meu blog tem vários post falando do gluten e coisa e tal
Tem um livro que é fantástico:
"Gluten e obesidade, a verdade que emagrece" tá tudo lá no meu blog.
Quer mais dicas?
Lá tem até receita de panqueca.
Beijos,

karlinha™ disse...

Tem vários sorvetes da kibom sem glutem

karlinha™ disse...

biscoito de polvilho não contém gluten...
Tem receita de bolo de milho sem gluten

Beth disse...

Sinceramente, acho que não é necessário haver radicalismo. Se é um item que não faz falta no cardápio diário e se há muitos alimentos sem ele, beleza que na rotina não seja usado. Mas não acho que precise ser algo do tipo
"nunca mais", sabe?
Mas pesquise, verifique direitinho e principalmente vá observando as reações do seu organismo, entendendo o que realmente é derivado da redução do gluten e o que é derivado de uma outra série de mudanças positivas que também estão sendo promovidas.
CAda um tem mesmo que encontrar o seu modelo mais legal, afinal não somos genéricos, somos tão específicos não é mesmo?
Beijos, continue firme e ótimo fim de semana.
Beth
http://aconquista.zip.net

Valérie Roberto disse...

Oi Andrea!! Desculpe a demora em reponder, mas minha vida tá de ponta cabeça.

Nem todo mundo tem alergia ou intolerância a gluten. Nem todo mundo precisa tirar gluten.

Se vc quiser saber de alguns alimentos com e sem gluten tem este link

http://www.acelbra.org.br/2004/alimentos.php

Eu tenho um blog onde posto receitas que fiz e testei. Tamb´pem amo pão e sinceramento o meu fica mais gostoso rsrsr

http://qpsemgluten.blogspot.com/

Fique a vontade.Lá tem mais links

beijinho e boa sorte

Progresso

NeoCounter