quinta-feira, 17 de abril de 2008

Caminheiiiiiiii, lálálá!!!!!!

Caminhada

Dos exercícios ditos aeróbicos, a caminhada é sem sombra de dúvida a modalidade que reúne o maior número de qualidades.
Todas as pessoas que não apresentam limitações físicas importantes podem caminhar.
Todos aprendem a caminhar muito cedo na vida, portanto, somos biomecanicamente mais eficientes durante uma caminhada, do que durante qualquer outra atividade física, como a natação, o ciclismo ou o remo, por exemplo.
Ela permite ao iniciante começar o seu programa de exercícios com cargas bem leves de trabalho e, com o tempo, ir progredindo lentamente, até atingir a intensidade ideal de treinamento.
O custo dessa atividade física é muito baixo e pode ser realizada em praticamente qualquer lugar. Seja na rua, nos parques, na praia, no campo, em pistas atléticas, ginásios, ou na área interna dos grandes centros comerciais, realmente qualquer lugar serve para quem quer dar uma boa caminhada.
Como todo exercício aeróbico, é importante que a caminhada se prolongue por pelo menos 20 minutos. Isso é necessário para promover a melhora no condicionamento físico. Isso significa que com o decorrer do treinamento, maiores distâncias passarão a ser percorridas com menos esforço e com mais velocidade.
Quando a caminhada dura menos do que 20 minutos, ela também promoverá melhoras na saúde, queimará gorduras e trará bem estar, mas a melhora no condicionamento físico será menor.
Para a saúde, é muito melhor caminhar pouco do que não caminhar nada.
Por terem que carregar o seu peso corporal, durante a caminhada os obesos fazem mais esforço do que os magros. Isso quer dizer que quando um magro está caminhando junto com um obeso, a intensidade do exercício será mais intensa para a pessoa obesa.
Muitas vezes, por não conseguirem acompanhar o ritmo de exercício das outras pessoas, os obesos são rotulados como preguiçosos. Na verdade, sempre que uma pessoa com excesso de peso estiver praticando atividades que impliquem em carregar o próprio peso, ela estará sendo mais sobrecarregada do que uma pessoa magra. Daí a importância de individualizar as cargas de exercício, respeitando as particularidades de cada um.
Como caminhar
Para um período de caminhada de 20 a 50 minutos programe-se para dispender 10 minutos adicionais, para incluir no início um período de "aquecimento" e ao final um período de "volta à calma".
1 - Iniciar com 5 minutos de caminhada lenta, como "aquecimento" dos músculos e preparação do sistema cardiovascular.
2 - Passar então para um ritmo de caminhada mais intenso, por 20 a 50 minutos, evitando ficar ofegante, ou seja, você deve poder conversar confortavelmente durante toda a caminhada.
3 - O exercício não deve ser interrompido abruptamente. É muito importante voltar à calma ao final da caminhada. Isto pode ser feito caminhando lentamente por 5 minutos.
4 - Antes e após a caminhada é importante fazer exercícios de alongamento envolvendo, principalmente a musculatura das panturrilhas ("barriga da perna"), posterior das coxas e glúteos.
5 - A freqüência semanal deve ser de 3 a 6 vezes. Pelo menos 1 dia de repouso semanal é indispensável para evitar lesões osteomusculares.
Objetivos a serem alcançados
É muito importante que a caminhada se estenda por mais de 20 minutos, mas, não é necessário que a duração exceda 60 minutos. Então, é mais importante para o iniciante, primeiro aumentar o tempo de caminhada, antes de preocupar-se com a velocidade. Depois que você já estiver caminhando confortavelmente, por 40 a 60 minutos, só então deverá aumentar a velocidade da caminhada.
Para adultos saudáveis, a velocidade de 6,5 km por hora é excelente em termos de gasto calórico e de condicionamento cardiovascular, podendo ser usada como uma meta a ser atingida. Nunca esquecendo que cada indivíduo tem os seus próprios limites, os quais devem sempre ser respeitados.

Oiiiiiiii, resolví dar uma incrementada aqui no blog e a partir de hoje postarei informações que considero úteis, afinal só colocar o que eu comi e tal, enjoa, rsrs.

Bem, ontem finalmente eu caminhei, êêêêêêêê!!!!!!!!
Fiz uma hora de caminhada com direita a uma baita ladeirona. Cheguei em casa dolorida, rsrs. Mas valeu muito à pena.
Bem, agora vamos ao que comi ontem:

4ª feira - 16 de abril 2008
Jejum - chá verde
café da manhã - 01 maça - 15 pontos
almoço - berinjela refogada, 1 bife com molho branco e salada - 90 pontos
lanche - nada
01 banana antes de caminhar - 15 pontos
jantar - 2 pedaços peq. Bolo da sogra, 10 bolinhos da sogra (arroz) - 200 pontos
TOTAL - 320 pontos

Ontem acabei passando mal... Como não comi nada a tarde, cheguei na casa da sogra pra buscar os filhos e quase desmaiei... Na hora lembrei do que a Flávia me disse, que eu estava comendo pouco. Ainda bem que não fiquei tonta enquanto dirigia... olha o perigo!!!!

Eu saí do carro e fui tombando pro lado, rsrs. Ainda bem que o meu sobrinho estava lá e veio me dar um beijo e aproveitei pra me apoiar nele. Fiquei zonzinha e me deu medo, rsrs. Agora eu dou risada, mas ontem preocupei. Tanto que comi uma banana antes de caminhar...

Então, a partir de hoje vou me alimentar melhor, sem ultrapassar as calorias do dia.

Ah, novidades.... acho que eu já desestacionei, êêêêêê!!!!!

Na terça, após o feriado, eu conto aqui.

Resumindo: estou muito satisfeita, pq estou conseguindo. É uma vitória!!!

Só estou com medo desse feriado... Mas já prometi pra mim mesma que vou encarar finais de semana e feriados como dias normais, senão vou ficar nessa mesmice pra sempre.

E vou aproveitar também e caminhar todos os dias, independente de ser ou não feriado, final de semana... E o melhor, poderei fazer isso durante o dia e tomo um sol, rsrs. Aproveito e levo as crias. Eles adoram e ontem foram os dois comigo. E é bom também, pq eles tem um pique e caminham super rápido, rsrs. São meus aliados!!!

Gente, é isso.

Obrigada novamente pelas visitas e comentários. EU ADOROOOOOO.

Fuiii, depois eu volto.




2 comentários:

Paloma disse...

Olá!!!:D
Bom dia!!! Obrigada pelo recadinho, vou add no meu blog para fazer visitinhas!!!

Bjs e vamos lá na luta contra a balança!!! : D

Areta disse...

Eeeeee!!!
Caminhada faz muito bem mesmo, eu tb acho que vou voltar a caminhar a noite depois do jantar, como estou comendo mais por causa da academia tenho que queimar mais tb né, tô achando a academia um saco, vou até onde aguentar, mais confesso que ando fugindo de lá ultimamente, hoje não fui denovo, estava sem saco e tb tô menstruada, aí num dá né!
Beijos e continua firme aí tá!!!

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